O R G U L H O

O ORGULHO

‘’ Louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.’’ Daniel 4.37

Porque o orgulho é tão prejudicial? Porque ele expressa a característica da natureza de Satanás. A Bíblia revela que satanás era, inicialmente, um arcanjo chamado de estrela da manhã e filho da alva (Is 14:12), que servia diante de Deus, conduzindo toda a criação a adorá-Lo. Ezequiel 28.13,15 descreve a beleza e a perfeição desse anjo. No entanto, ele caiu por causa do orgulho – seu coração elevou-se por causa da sua formosura (v.17). Em Isaías 14.13,14 esse arcanjo,que após a queda tornou-se Satanás, refere-se a si mesmo muitas vezes: Eu subirei, eu exaltarei, meu trono, eu me assentarei, eu serei. A soberba foi a condenação de Satanás, O Diabo. (I TM 3.6).
O orgulho é um câncer, especialmente entre as pessoas que servem a Deus. Todos dizem que não querem se exaltar-se, mas é fácil perceber como alguns ficam orgulhosos de sua utilidade para Deus. Por outro lado, dizem que tudo vem de Deus e é para a glória Dele, mas, na verdade, estão manifestando que tudo é devido à sua capacidade e é para sua própria glória. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, a fim de levarmos a sério a questão de tratar com o orgulho em nosso coração.
Em Daniel 4 encontramos um relato que ilustra muito bem esse princípio espiritual. O rei Nabucodonosor, escrevendo a vários povos, declara que Deus havia feito grandes sinais e maravilhas, e que Seu reino é sempiterno (v.2,3). Isso demonstra a humildade do rei. Mas como ele conseguiu reconhecer isso? Somente depois de sofrer o castigo de Deus por causa do orgulho. Um ano depois de ter um sonho, que o avisava do que iria acontecer, Nabucodonosor olhou pra seu reino e disse: ‘’ Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei  para a casa real, com meu  grandioso poder, e para a glória da minha majestade?’’ (v.29,30). O castigo por tanta soberba foi que ele passou a agir como um animal, até que se arrependeu e reconheceu que tudo viera das mãos de Deus (v.31,37).
Muitos ao começarem a servir o Senhor, são bastante humildes, sempre reconhecendo que tudo é obra de Deus. Mas, quando Deus abençoa e a obra começa a dar frutos, agem como Nabucodonosor: ‘’meu’’ poder, ‘’minha’’ capacidade, ‘’meu’’ esforço, a ponto de exigir o reconhecimento dos homens. Isso faz parte da natureza humana, e, se não tratarmos seriamente com isso diante de Deus, será fácil cair nesse pecado. Portanto, precisamos  tratar constantemente e sem trégua com nossa ambição e orgulho. A obra é de Deus, não nossa. Somos meros instrumentos e servos inúteis (Lc 17.10). Se não reconhecermos nossa real condição e não arrependermos, o Senhor simplesmente nos abandonará.
Golias é outro exemplo. Quando Davi foi enfrentá-lo, ele o desprezou e perguntou: ‘’ Sou eu algum cão ?’’ (I Samuel 17.42,43). Desde o início de seu desafio aos israelitas, ele manifestou autoconfiança, soberba e orgulho. Qual foi o resultado? Um a pedrinha o venceu. Davi, ao enfrentá-lo, disse-lhe que o fazia em nome do Senhor dos exércitos. Este é o segredo: Toda realização, todo o sucesso na obra vem do Senhor. Se o Espírito não fizer, que valor tem nosso fruto? Somos apenas os ramos da videira (Jo 15). Será que o fruto da videira é nosso? Se não houvesse os nutrientes da videira para os ramos, conseguiríamos frutificar?
Essa ‘’raposinha orgulhosa’’ existe em cada cristão. Por isso, precisamos sempre agir com cautela, rejeitando servir sozinhos, buscando sempre  a ajuda e a orientação de outros irmãos. Esta é uma séria recomendação: Apanhe o mais rápido possível a raposinha do orgulho.
O Senhor não caça nossas raposinhas. Que devemos fazer, então ? Entrar na fenda do penhasco. De nada adianta ficarmos atrás da parede, em nós mesmos, mas precisamos ir para a cruz; não permanecer em nossa própria morte, mas permanecer na morte de Cristo. Em nós mesmos, valorizamos demais nossos sentimentos, mas, quando nos negamos, identificamo-nos com a morte de Cristo. E quando morremos com Cristo, ressuscitamos com Ele. Quando somos crucificados, as raposinhas são crucificadas também, mas quando ressuscitamos elas permanecem na cruz. Este é o caminho: Sermos crucificados juntamente com Cristo, unirmo-nos com Ele na Sua morte, a fim de estarmos também unidos com Ele na Sua ressurreição.


‘’ Nada façam por ambição egoísta ou vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.’’ Filipenses 2.1,4


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?