REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?
Certo dia ministrei em uma igreja sobre desprezo e honra usando o texto de 1 Samuel 16 como base. Confesso que eu não havia ainda lido este artigo e nem um outro a respeito do assunto. Após a leitura deste, e das referências Bíblicas, me senti bem confortado. Afinal, precisamos buscar conhecimento das Escrituras em Sua totalidade, bem como conhecimento secular que nos ajude a ter um entendimento mais próximo possível do fato original. O Brasil não precisa de grandes pregadores, mas de grandes pensadores.
(1) força que enfrenta corajosamente os seus adversários;
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Há
muita especulação sobre a vida do Rei David. E tem muitas histórias e estórias
sobre ele. Coisas intrigantes, e como se não bastasse, outros estarem na bíblia
com algumas faltas e erros, ele não seria diferente. Porem de todos os
comentários, o que mais chama atenção não é o fato de ser assassino e adultero.
Mas ter uma linhagem duvidosa, ou seja, bastardo. Veremos a seguir detalhes que
pode dar o que falar. E ainda o motivo que Davi era para seu pai Jessé uma
vergonha. Mas porquê? Eis ai o motivo de minha busca.
Isto
deixa diversas interpretações possíveis:
1)-
Que Naás era mulher, esposa de Jessé e mãe de todos os envolvidos (o nome podia
ser dado a pessoas de ambos os sexos), mas isto não é muito provável, porque as
mulheres eram incluídas numa genealogia apenas por motivos especiais, que aqui
parecem faltar.
2)-Que
Naás era outro nome de Jessé, conforme sugere A Septuaginta grega (edição
lagardiana) tem “Jessé” em vez de Naás em 2 Samuel 17,25.
3)-
Que Naás era o anterior marido da esposa de Jessé (uma sugestão mais provável)
e que ela deu à luz para Naás duas filhas, Abigail e Zeruia, antes de se casar
com Jessé e dar-lhe vários filhos.
4)-
Abigail é chamada de “filha de Naás”, mas ela e sua irmã não são chamadas
diretamente de filhas de Jessé, pai de Davi, embora sejam mencionadas como as
“irmãs” dos filhos de Jessé, inclusive Davi. Isso nos mostra que era de outra
linhagem.
Davi
era descendente de Boáz e Rute, e tinha uma ascendência que remontava a Judá,
por intermédio de Peres. (Rute 4,18-22; Mt 1,3-6) Este caçula dentre os oito
filhos homens de Jessé também tinha duas irmãs ou meias-irmãs. (1Sam 16,10-11;
17,12; 1Cr 2,16).
Um
dos irmãos de Davi evidentemente morreu sem ter filhos e foi assim omitido em
registros genealógicos posteriores. (1Cr 2,13-16).
Eis
que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmos 51:5-6.
Não
existe erro em interpretar que Davi se refere ao estado em que todo ser humano
nasce, ou seja, no pecado original, mas seria um erro desconsiderar a
informação literal que temos no mesmo versículo.
Diferente
do salmo 23, Davi está num momento crítico de sua vida, onde é confrontado pelo
juízo de Deus por causa de seu duplo pecado no caso da mulher de Urias, é nesse
momento que sua alma se angustia e, em arrependimento, ele clama a Deus.
Ao
dizer que foi formado em iniquidade e concebido em pecado por sua mãe, Davi não
está poetizando, mas de fato, está declarando um fato de sua vida.
Davi
foi fruto do pecado de seu pai Jessé, e provavelmente era filho de uma moabita
ou caananita e não da mãe de seus irmãos.
VAMOS
ÀS EVIDÊNCIAS
APARÊNCIA
- Se a Bíblia evidencia a aparência de alguém é porque tinha algo distinto do
comum. No caso de Davi, ele era diferente de seus irmãos.
Então
mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa
presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 1
Samuel 16:12.
E,
olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e
de gentil aspecto. 1 Samuel 17:42.
É
fato que os rapazes judeus são de aspectos viris, rústicos e não são ruivos.
EVIDÊNCIAS
CULTURAIS - O trabalho sujo de uma família era responsabilidade do filho
bastardo se houvesse e o mesmo não podia sentar-se à mesa com os filhos
legítimos.
Davi
recolhia os monturos (lixo caseiro, resto das refeições) em sua casa. Salmo
113.7
Davi
apascentava os rebanhos de seu pai. I Samuel 17.20;28
Davi
não se sentava à mesa junto com seus irmãos. I Samuel 16.10-11
PORQUE DAVI DISSE: " EM PECADO ME CONCEDEU MINHA MÃE ? "
Afinal,
descobre a verdade de seu nascimento: “Em pecado me concebeu a minha mãe” (Sl
51:5). Embora este texto tenha sido explicado na História como sendo uma sina
humana ou seja, o “pecado original”, pelos pais da Igreja, em realidade não
passa de uma conjectura, porque, na verdade, não existe pecado original.
Nenhum
texto da Bíblia apóia tal doutrina católica, a qual os protestantes, sem uma
avaliação, acabaram herdando daquela teologia. Na verdade, Davi estava falando
de sua situação pessoal, da sua afronta e da afronta de sua pequena família,
que vivia em uma tenda campal separada da casa de Jessé.
Não
se referia ao pecado de Adão, pelo qual toda a raça humana foi condenada à
morte (Rm 5:14). Pois, se assim fosse, a relação íntima entre marido e mulher
seria considerada impura e pecaminosa, quando, de fato, é um ato santo e, também,
de santificação (1Co 7:14). Hoje, inclusive, alguns crêem e defendem
veementemente que a relação conjugal é um grave pecado. Mas, o que nos chama a
atenção é que, geralmente, os tais defensores têm tantos filhos quanto Jacó!
A
origem de tudo. Lendo o texto de 2 Samuel 17:25:“E Absalão colocou Amasa
(“fardo”) à frente de seu exército, no lugar de Joabe. E Amasa era filho de um
homem chamado Itra (“abundância”), israelita, que se chegou a Abigail, filha de
Naás (“serpente”), irmã de Zeruia, mãe de Joabe” (2 Sm 19:13; 20:9‐12). O destino de Amasa está sendo
confirmado. Aqui, chegamos a conhecer quem era a mãe de Davi: Naás. Davi tinha
duas irmãs: Abigail e Zeruia. Abigail foi mãe de Amasa e Joabe era filho de
Zeruia, uma mulher de caráter forte, grande influenciadora de seus tres filhos:
Abisai, Joabe e Asael (1 Cr 2:16). Davi suportava os filhos de sua irmã Zeruia,
pois eram um mal necessário. Embora fossem seus sobrinhos, Davi não os
considerava parentes (2 Sm 19:22).Mas Davi amava o filho de sua irmã Abigail (2
Sm 19:13), e a ambos, mãe e filho, considerava de fato seus parentes
sanguíneos: carne da mesma carne e osso dos seus ossos.
Sabemos,
pelo texto acima que Naás era mãe de Davi, e Zeruia e Abigail suas irmãs por
parte de mãe. Davi, com isso, era filho de Jessé com Naás. Esta era a razão
pela qual Davi vivia isolado com a sua mãe em uma pequena tenda no campo, onde:
(1)
Era considerado vil (Sl 69:19) e como pastor de umas poucas ovelhas, foi
acusado indiretamente de fracassado por seu irmão mais velho (1 Sm 17:28).
(2)
Seus irmãos o abandonaram no lodo (Sl 69:2).
(3)
Foi deixado no deserto, desesperado (Sl 69:3).
(4)
Foi odiado sem razão muitas vezes (Sl 69:4).
(5)
Seus irmãos eram seus inimigos gratuitamente (Sl 69:4c).
(6)
Vivia sob grande afronta e vergonha por causa da situação civil de sua mãe (Sl
69:19; Sl 51:5). Mas sua mãe era uma mulher forte e o ensinou a vencer os
desafios da vida.
(7)
Era considerado estrangeiro por seus irmãos (Sl 69:8).
(8)
Passou fome (Sl 69:10).
(9)
Era objeto de escárnio de seus irmãos (Sl 69:11). Um de seus irmãos era o
principal autor desses escárnios; por isso o tal perdeu o seu lugar na lista
dos filhos de Jessé e o seu nome foi borrado e Davi tomou o seu lugar, conforme
a profecia dita a Rute, mas que se cumpriu em Davi (Sl 69:28; Rt 4:14,15):
“...Melhor do que sete filhos”, era o oitavo filho de Jessé (1 Sm 16:6‐10; 1 Cr 2:15).
(10)
Era motivo de fofocas (Sl 69:13) e tema das canções dos bêbados.
(11)
Sabia qual era a sua grande afronta, por ser um filho ilegítimo (Sl 51:5; Sl
69:19).
(12)
Era odiado pelos seus irmãos, que zombavam dele (Sl 69:21).
(13)
Chamado de presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro (1 Sm 17:28). Bisbilhoteiro, só
é chamado se você não for considerado da família e se você não vive dentro da
mesma casa.
(14)
Era acusado sem saber porquê (1 Sm 17:29).
Por
que Davi era tão odiado? Davi nasceu como fruto de uma relação conjugal
contratada, como aconteceu com Léia e Raquel (Gn 30:12‐16), Sara e Agar (Gn 16:2). Naás ficou
grávida de Davi da mesma forma como Léia ficou de Issacar. A tradição judaica
diz que Naás era uma das servas de Jessé, assim como Bila e outras eram servas
de Jacó. O acontecimento causou tanta dor e agonia em todos, que Jessé acabou
providenciando uma pequena tenda à parte no campo, onde, com alguns animais e
poucas ovelhas, aquela pequena família viveu. Uma outra Léia levantou‐se, mas em Belém de Judá, Naás. Depois
ou ja eram nascidas, outras duas filhas: Zeruia e Abigail, as quais serão mães
dos maiores generais da história de Israel: Amasa, Joabe, Abisai e Asael, todos
sobrinhos de Davi (2 Sm 17:25).
A
aparência de Davi coma sua mãe revoltava os seus sete irmãos, que zombavam dele
constantemente, fazendo‐lhe
maldades das mais cruéis, desejando a sua morte. Sua vida foi cruel no meio de
seus irmãos. Jessé o detinha ali, um pouco longe deles, mas era em vão.
O
que eu vejo numa pessoa que nasceu neste lar, e ainda teve que enfrentar urso e
leão, para proteger o rebanho de seu pai, as malhadas. As escoria das ovelhas,
porque não servia para sacrifício. Crescer e meios a tantos conflitos
familiares e se possível passar na cara que era bastardo, porque o bastardo não
tinha o direito de entrar na casa principal, comer e festejar juntos não podia.
Então o enfrentar o urso e o leão, não vejo como uma bravura, mas alguém que
desejava a morte, porque não faria diferença nenhuma na vida dele, viver ou
morrer naquele momento. Até porque ninguém o viu fazer tal coisa para ser um
ato de bravura.
Naquela
tenda pastoril, criado pela sua mãe, ele aprendeu a tocar harpa, a arte da
guerra, a acertar alvos com pedras, a arte da funda, e os segredos da noite no
meio de seu pequeno rebanho, atração dos leões ferozes da região. Ruivo como a
sua mãe, de belo parecer, sisudo em palavras, valente, cheio de ânimo, varão de
guerra e, acima de tudo, o Senhor era com ele (1 Sm 16:18).Por todas estas
coisas maravilhosas inspirava inveja de todos os seus irmãos. Ele jamais havia
comido na mesa da casa de seu pai. Jamais havia assentado‐se no meio de seus irmãos. Era uma
utopia pensar que um dia seria diferente.
“Preparas
uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com
óleo, o meu cálice transborda”.
Samuel
conversou a sós com Jessé, que consente em santificar os seus filhos. Jessé não
rejeitou pagar os valores da santificação, como era comum (Lv 27:1‐12). Seus sete filhos foram
santificados, menos Davi pois não tinha o status de filho. Ele não pode
presenciar nenhum daqueles movimentos. Sacrifícios foram oferecidos, e a sua
casa tornou‐se um
tabernáculo. Ele daria tudo para ver tudo aquilo que foi negado aos seus olhos.
Samuel
preparou o chifre com azeite genuíno, especial para ungir o novo rei. Jessé
saiu pelos quartos falando forte com todos os sete filhos, um por um: “Arrumem‐se! Hoje é um dia especial”. Mas, lá
no campo, Davi, alimentava as ovelhas e sussurrava aquela parte da canção,
indagando o que seria: “Preparas uma mesa perante mim, na presença de meus...”.
Sem que ninguém tivesse conhecimento da intenção divina nem do profeta, Samuel,
depois de santificá‐los,
os convida à festa que começa. Assim, Samuel inicia a cerimônia, chamando o
primogênito de Jessé. Ele vem: alto, forte e de bela aparência. Samuel pensa
ser aquele. Mas Deus o repreende e ordena‐lhe
que veja mais fundo: no coração. Um por um, passaram todos os filhos: o belo, o
forte, o corajoso, o intelectual, o zombador, o obediente, o desobediente,
enfim, todos! Olhando ao coração, bem no interior do espírito, fato comum ao
profeta, nenhum deles foi aprovado. Deus não escolheu nenhum deles.
Samuel
percebeu logo que algo estava errado. Como profeta, sabia que a família estava
dividida. Mas não entrou em detalhes e perguntou: “Há mais algum mancebo?”.
Não
perguntou se havia filhos. Perguntou se havia mancebos, pois a sabedoria dizia
que Davi não tinha status de filho(pelo menos legitimo não). Jessé não esperava
aquela pergunta. Mas respondeu: “O menor, ele está cuidando das ovelhas”.
Samuel pediu que o trouxessem, pois não se assentariam à mesa até que ele
chegasse ali.
PERCEBERAM?
QUE A MESA JÁ ESTAVA PRONTA?
E
ELE NÃO PARTICIPA.
Não
havia roupa especial para ele. Na sua concepção, ele jamais usaria uma roupa
festiva. Então, vestido como um pastorzinho, o levaram. Mas, enquanto o profeta
pensava, Deus o despertou: “Eis aí o rei. Unge‐o!”. O azeite cairá sobre a sua cabeça,
e levará vinte e oito anos para chegar às orlas de seus vestidos (Sl 133).
A
seguir, eles assentaram‐se
à mesa. Davi não sabia como comportar‐se
ali. seus irmãos o encaravam; ele baixava os olhos,mas por dentro dizia, cheio
de gozo: “Preparas uma mesa perante mim, ma presença de meus angustiadores;
unges a minha cabeça com óleo, e o meu coração dispara!” (Sl 118:22).
A
partir daqui, muitas situações adversas passaram sobre ele, mas a unção o
ajudou a triunfar. Não somente triunfará sobre todas as dificuldades, como
também registrará nos seus salmos, em suas preciosas orações, como confiar em
Deus em meio a tamanhas circunstâncias adversas, a fim de consolar a todos
aqueles que trilharem pelo mesmo caminho.
NOS SEUS SALMOS, ENCONTRAMOS:
(1) força que enfrenta corajosamente os seus adversários;
(2)
que mesmo tendo nascido sob circunstâncias moralmente vergonhosas, pela nossa
vossa vocação podemos valorizar a nossa própria dignidade, abstendo‐nos dos pecados de nossos pais;
(3)
que podemos silenciosamente triunfar diante das mais graves dificuldades;
(4)
que podemos lutar bravamente como guerreiros de Deus que têm sobre si uma
missão nacional;
(5)
que podemos confiar abertamente na justiça e na misericórdia daquele que nos
chamou;
(6)
que jamais sucumbiremos sob os desafios de nossa vida se tivermos memoriais e
exemplos a seguir;
(7)
que podemos ser consolados pelas palavras de alentos do Senhor;
(8)
que, dependendo de nossa fé e de nossa convicção, poderemos avançar sem medo.
Baruch
HaShem!
Este artigo foi extraído da fonte:
http://iadrn.blogspot.com.br/2014/05/rei-davi-era-bastardo-era-filho-de.html
Fiquei imensamente feliz ao ler este relato.A história do pastorzinho que se tornou rei é muito bonita e cheia de significados e encontros com a pessoa e ministério de CRISTO.
ResponderExcluirMuito obrigado pelos estudos esclarecedores.