OS DOIS CAMINHOS Parte 1

''Entrai pela porta estreita,porque larga é a porta,e espaçoso o caminho que conduz à perdição,e muitos são os que entram por ela;e apertado o caminho que leva à vida,e poucos há que a encontrem.''
Mateus 7.13-14

Jesus Cristo lançou mão de uma linguagem simbólica para nos falar sobre dois estilos de vida que marcam a trajetória de todo ser humano:O da porta larga e o da porta estreita.Cada um de nós entrará por uma dessas portas,e encontrará o seu destino:A perdição ou a salvação.
É importante frisar que Jesus não impôs em momento algum o estilo de vida que devemos seguir.Ele apenas apresentou dois caminhos e propôs uma escolha,que caracterizaria um estilo de vida.Jesus também não pré-determinou quem deveria entrar pela porta larga,tampouco quem deveria entrar pela porta estreita.Ele somente predisse que poucos entrariam por ela.Isso porque a escolha cabe a cada um de nós.
Além de mostrar essas duas opções,Jesus também revelou o resultado final para quem preferiu seguir uma vida de facilidades,no mundo,e para quem escolheu trilhar uma vida difícil,de piedade,pelo caminho estreito que leva à vida eterna.

- Porta larga,um estilo de vida fácil

Lembremos o que Jesus disse em Mateus 7.13:''Porque larga é a porta,e espaçoso o caminho que conduz à perdição,e muitos são os que entram por ela.''
Este simbolismo usado por Jesus assinalam o estilo de vida de quem escolheu os prazeres mundanos.Entre tantas outras,são estas as atitudes que marcam a vida de quem preferiu entrar pela porta larga:Viver no pecado,amar o mundo,considerar Deus apenas um detalhe e estabelecer a sua própria escala de valores espirituais.
Pecar é transgredir as normas estabelecidas por Deus.É errar o alvo,desobedecer e infringir às leis do Criador - que implica dívida.
''Pastor,o que é pecado no sentido prático?O que é pecado no dia-a-dia  de uma pessoa?'' Você pode perguntar.Para responder a esta pergunta,citemos a carta do apóstolo Paulo aos Gálatas 5.19-21:
''As obras da carne são manifestas,as quais são:Prostituição,impureza,lascívia,idolatria,feitiçaria,inimizades,porfias,emulações,iras,pelejas,dissensões,
heresias,invejas,homicídios,bebedices,glutonarias e coisas semelhantes a estas,acerca das quais vos declaro,como já antes vos disse,que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.''

- Obras da carne

Analisemos alguns desses pecados relacionados nos dois versículos citados.Essas obras da carne caracterizam um estilo de vida pecaminoso de quem escolheu a porta larga.
PROSTITUIÇÃO,a primeira palavra que aparece no texto original,e faz referência a todos os pecados da área sexual,entre os quais destacamos o adultério e a fornicação.
A LASCÍVIA,terceira palavra citada no texto,significa uma sensualidade exacerbada,libidinosa,desregrada,que leva uma pessoa a viver em função de sexo.Grande parte da sociedade adota esse princípio que caracteriza a porta larga e o estilo de vida fácil.
O texto fala ainda de IMPUREZA,a qual contamina a alma e o corpo pelas práticas mundanas,e de BEBEDICES,GLUTONARIAS e coisas semelhantes a estas,como o alcoolismo e o vício das drogas.
Já a palavra IDOLATRIA,no texto,não faz referência apenas à adoração de imagens,mas ao sentimento de amor ou paixão por alguém ou alguma coisa que ocupa o lugar de Deus no coração do ser humano.Há pessoas que idolatram seu cônjuge ou seus filhos,e outras obcecadas pelo carro ou por um time de futebol.
A idolatria,disfarçada de egoísmo,egolatria ou avareza,é um pecado muito comum na vida moderna,marcada pelas distorções nos valores e nos relacionamentos humanos.O ser humano,escravizado pela idolatria dos bens de consumo,inverte suas prioridades ao valorizar mais os bens materiais do que as pessoas,e mais as coisas transitórias do que as eternas,desprezando Deusa santidade da vida,os valores morais e espirituais.
Hoje em dia,o ter é mais importante do que ser,por isso é mais bem tratado e honrado pela sociedade quem veste roupas de grifes famosas,possui carros caros e mora em bairros nobres.O que na verdade está em evidência não é a pessoa,mas sim os bens materiais que ela possui.Isto está revestido de certa 'magia',quelhe imprime valor e aumenta a sua 'cotação' no mercado das relações sociais.Isto gera a acepção de pessoas,terminantemente condenada na Bíblia Sagrada em Tiago 2.1-8,e vai de encontro ao primeiro mandamento do Senhor,que diz:
''O Senhor,nosso Deus,é o único Senhor.Amarás,pois ao Senhor,teu Deus,de todo o teu coração,e de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento,e de todas as tuas forças;este é o primeiro mandamento.''
Marcos 12.29-30.
Continuemos a analisar as obras da carne de Gálatas 5.19-21.FEITIÇARIA,o quinto pecado citado neste texto,é expressamente proibido por Deus em Deuteronômio 18.9-13.Envolve superstições,o ocultismo e até a rebelião,pois,como é lembrado em 1 Samuel 15.23:''A rebelião é como o pecado de feitiçaria.''Também envolve os fetiches,objetos aos quais se atribui poderes sobrenaturais,marcam culturalmente a identidade dos nossos adolescentes e afetam a vida espiritual deles,criando fantasias pagãs no imaginário.
PORFIAS,o sétimo pecado,faz referência às discussões descabidas,contendas,polêmicas,rivalidades,teimosias,obstinações,e é uma das estratégias satânicas para desencaminhar a Igreja.Semear contendas,porfiar,é um pecado que o Senhor abomina.Provérbios 6.16-19.
O Corpo de Cristo muito tem sofrido com as discussões desnecessárias e brigas pessoais.Sendo assim,em vez de contender,procure estar em paz com o próximo,dando provas de amor e caridade,conforme manda a Bíblia,sabendo que o Senhor apresentou dois caminhos:O caminho estreito leva à vida eterna;e o caminho largo,à perdição eterna.E propôs uma escolha.
Sigamos o exemplo de Abraão,que procurou aplacar o conflito entre os seus pastores e os pastores de Ló.
O Senhor havia abençoado esses dois patriarcas;em decorrência disso,a terra se tornara demasiadamente pequena para ambos.A situação insustentável somente foi resolvida após Abraão tomar uma sábia atitude:''Ora,não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores,porque irmãos somos.Não está a terra diante de ti?Eia,pois,aparta-te de mim;se escolheres a esquerda,irei para a direita;e se a direita escolheres,eu irei para a esquerda.''Gênesis 13.8-9.
As guerras e PELEJAS originaram-se dos deleites,conforme escreveu Tiago 4.1.Duas pessoas não andarão juntas se estiverem em desacordo.Por isso o inferno tenta enfraquecer o Corpo de Cristo semeando discórdia entre os irmãos.Porém,tão certo como o nascer do sol, a igreja invisível,edificada na Rocha eterna,há de vencer as hostes espirituais da maldade!
Já as EMULAÇÕES,significam rivalidades.O homem dominado por este pecado peleja para se igualar ou superar o próximo em todas as áreas.Motivado pela ambição perniciosa,costuma competir pelos melhores lugares,estimulando a concorrência.
Na parábola do semeador,em Marcos 4.19,essas pessoas representam a semente que morreu sufocada entre os espinhos.No intenso esforço para alcançar os seus objetivos,muitas vezes de forma ilícita,elas acabam sendo tragadas pelas limitações humanas e esquecem que Deus apresentou dois caminhos.
A INVEJA também citada entre as obras da carne,é geralmente acompanhada por um sentimento de desgosto ou pesar pelo bem e felicidade alheia.
A história bíblica mostra exemplos de personagens que foram dominados por esse espírito,entre eles Saul,que várias vezes tentou matar Davi.Saul sentia que Deus o rejeitaria como rei sobre Israel,e revoltou-se porque as mulheres cantavam em homenagem a Davi,após esse voltar vitorioso das batalhas.1 Samuel 18.8-10.Por isso,diz a Bíblia,Saul ainda   mais odiava Davi e tratou de criar uma armadilha,mandando-o à frente de grandes batalhas contra os filisteus,para que Davi fosse morto pelas mãos dos inimigos.
Há dois caminhos,e uma escolha.Quem alimenta sentimentos de inveja,como Saul,segue o caminho largo para a perdição,e despreza a porta estreita,que leva ao céu.
Jesus disse em Mateus 7.14:''E porque estreita é a porta,e apertado é o caminho que leva à vida,e poucos há que a encontrem.''A porta é estreita,o caminho apertado,e poucos são os que encontram esse caminho que conduz à vida eterna.Em outras palavras,a porta que leva ao céu e as bênçãos espirituais está aberta para quem quiser entrar.Contudo,poucos entram por ela,porque ela é estreita e requer daqueles que ultrapassem renúncia quanto ao estilo de vida mundano e obediência a Deus,para alcançar a salvação em Cristo.                                                                                                                                                        

Na próxima postagem vamos destacar pelo menos duas atitudes que deve ter quem escolheu entrar pela porta estreita.
Até breve, em o nome de JESUS . Shalom !!!

Referência:Dois caminhos e uma escolha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?