ONDE ESTÃO OS MORTOS


Para onde vão os que morreram? Mas,morreram em Cristo Jesus ou   não? A Bíblia Sagrada nos garante,de acordo com Eclesiastes 12.7, ''E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.'' Todas as pessoas, salvas ou não, ficam sob o controle de Deus (Mt 10.28). Contudo, no caso dos salvos, não ficam apenas sob o controle divino; quedam-se aos cuidados do Todo-Poderoso e são levados ao Paraíso, no Céu (Fp 1.23; 2 Co 5.8; 1 Pe 3.22). Quanto aos ímpios, vão para o Hades (gr. hades e hb. sheol), um lugar de tormentos.
(Ef 4.8-10; Sl 139.8; Pv 15.24).
Os salvos em Cristo, portanto, estão no Paraíso, no Terceiro Céu, uma ante-sala do lugar de gozo pleno (Lc 23.43; 2 Co 12.1-4). Trata-se de um lugar onde os salvos se encontram na condição espírito+alma, isto é, o ''homem interior ''(2 Co 4.16). No caso desses mortos em Cristo, o seu ''homem interior ''encontra-se em um estado intermediário, aguardando o Arrebatamento da Igreja.''Cremos que Jesus morreu e ressurgiu,assim também cremos que aos que dormem em Jesus,Deus os tornará a trazer com ele.Dizemo-vos isto pela Palavra do Senhor;que nós,os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor,não precederemos os que dormem.Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado,à voz do arcanjo,ao som da trombeta de Deus,e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.Depois nós,os que ficarmos vivos,seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens,para o encontro do Senhor nos ares,e assim estaremos para sempre com Senhor.'' (1 Ts 4.16,17) Naquele grande Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra , na condição espírito+alma+corpo, e ingressarão no Céu para todo o sempre.
Em 1 Tessalonicenses 3.13 está escrito: ''Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos''. Essa passagem mostra que os santos de todas as épocas virão com Cristo, no Arrebatamento. Em outras palavras, o '' homem interior''(espírito+alma) deles se juntará aos seus corpos, na terra, para a ressurreição, num abrir e fechar de olhos (1 Co 15.50-52).
Apesar de os mortos em Cristo se encontrarem na presença de Deus, ainda não foram transformados. Isso só acontecerá na ressurreição (1 Co 15.51). Seu estado é similar ao daqueles mártires que morrerão na Grande Tribulação, mencionados em Apocalipse 6.9-11. Esta passagem e a de Lucas 16.25 indicam que, no Paraíso, os salvos são consolados, repousam, estão conscientes e se lembram do que aconteceu na terra (cf. Ap 14.13). Contudo, após o Arrebatamento, estarão — no sentido pleno — '' sempre com o Senhor ''(1 Ts 4.17).
 Na passagem de Lucas 16,podemos observar que o
Paraíso e Hades ficavam na mesma região; eram separados por um abismo intransponível (Lc 16.19-31). Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o Terceiro Céu — para entender essa transição claramente, faz-se necessário estudar Mateus 16.18, Lucas 23.43, Efésios 4.8,9 e 2 Coríntios 12.1-4, nessa ordem. Quanto aos ímpios, permanecem numa espécie de ante-sala do Inferno final, o Hades, que não deixa de ser ''um inferno'' um lugar de tormentos (Lc 16.23).
Em Romanos 8.18 está escrito assim:''Porque para mim tenho por certo que as aflicões deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.''

Fique com os ensinamentos da Bíblia,e não com teorias puramente humanas.Invista em sua vida.Estude a Bíblia Sagrada!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?