BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL


Introdução

A vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, e muitas vezes não entendemos ou não nos esforçamos para entender este propósito; então sofremos, ficamos desanimados e muitas vezes descrentes. A Bíblia é bem clara em seus textos e não nos deixa enganar. “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14. Deus está sempre colocando condições para abençoar seu povo. O caso daquele jovem rico que chegou para Jesus perguntando como faria para herdar a vida eterna? Pois é, Jesus ensinou a ele impondo-lhe algumas condições, estas as quais aquele jovem achou muito difícil de se fazer. A questão toda, é: Estamos dispostos a fazer a vontade de Deus?

Atitude de Gideão         

O livro de Juízes, nos capítulos 6 e 7, nos tráz umas das mais belas narrativas de como é estar no centro da vontade do Senhor.
Joáz, o pai de Gideão, seria nos dias de hoje, um tipo de ‘’macumbeiro’’. Sua casa estava cheia de altares, queimavam incenso e cultos eram oferecidos aos ídolos. Mas Deus dá uma ordem a Gideão: Limpe tudo! Toda idolatria e contaminação. Acabe com os altares e os ídolos, jogue fora aquele incenso, limpe tudo!
O próprio Gideão ficou preocupado com a reação de seu pai. Mas seu pai ficou feliz com atitude do filho em limpar tudo. Mas o povo de Israel se revoltou., levantando-se contra Gideão, dizendo: “ Veja o que seu filho fez. Ele acabou com os nossos altares, com os ídolos, com o incenso, acabou com tudo. Para onde é que nós vamos quando quisermos tirar a sorte? Ele acabou com tudo!” Mas o pai de Gideão se manteve firme. Foi preciso que, Gideão fizesse a limpeza na sua casa, para que Deus fizesse a obra que queria realizar por meio Dele.
Israel conseguiu uma vitória sobrenatural contra o povo de Midiã. Foi um dia inesquecível! Principalmente porque Gideão conquistou esta vitória com apenas 300 homens, dos quais não eram os mais preparados para a guerra.
Todos os anos os midianitas vinham em multidões como nuvens de gafanhotos, invadiam os territórios de Israel. Saqueavam, levavam consigo toda a colheita, o resultado de um ano de trabalho. Imaginem, você plantar, colher e guardar tudo em celeiro para consumir... Os midianitas vinham justamente nessa hora e saqueavam tudo, deixando o povo de Israel sem nada, inclusive suas mulheres e filhas. O povo já não agüentavam mais, pois todo ano acontecia a mesma coisa. Então Deus escolhe Gideão para libertá-los da servidão.
Gideão nunca imaginou que Deus pudesse escolher justamente ele, afinal ele não se sentia preparado. Quem em Israel seria capaz de vencer os midianitas? ‘’Mas eu, Senhor? Sou muito fraco. Logo eu para liderar o povo de Israel? Contra os midianitas, seremos aniquilados!”
“ Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?” Juízes 6:12-14.
Não convencido de que era o Senhor que lhe falava, Gideão pede uma prova. ‘’ Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.” Juízes 6:34. Gideão saiu, então, por todos os lados, convidando todos os homens para a guerra, reunindo trinta e dois mil homens, que comparados com os midianitas, eram quase nada.
“ E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. E disse o Senhor a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas. E disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar. E o povo tomou na sua mão a provisão e as suas buzinas, e enviou a todos os outros homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve; e estava o arraial dos midianitas embaixo, no vale. E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te, e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão.” Juízes 7:2-9.

Deus deu a vitória a ele com apenas trezentos homens. Todos os que eram medrosos e fracos foram dispensados. Mas os trezentos se mostraram firmes. Devemos sempre lutar com as estratégias de Deus que são infalíveis.


Deus quer abençoar os seus. Quer dar a vitória. Trazer a solução. Saciar a sede. Mas para isso, é preciso que assim como Gideão, rompamos com tudo aquilo que atrapalha o agir de Deus. Afinal, agindo Deus quem impedir.


Pr. Gladston Calais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?