FILHO PRÓDIGO


M O M E N T O  P O É T I C O


FILHO PRÓDIGO

Certo pai tinha dois filhos
Tão diferentes quem diria!
Um amava muito o lar
Outro o mundo é que o prendia!

E o tempo foi passando
Sem ninguém se aperceber
Do que o filho mais novo
Dentro em breve iria fazer.

Mas o triste dia chegou
Para o pobre pai ouvir
Da boca de seu filho querido:
Meu pai, eu vou partir.

Dá-me a parte que me pertence
Quero o mundo conhecer
E assim com muito dinheiro
Mil venturas irei ter.

Filho meu, não faças tal
Peço-te com muito carinho
É escusado, meu pai
Vou seguir o meu destino.

E lá foi aquele filho
Cheio de tanta ilusão
Enquanto que ao pobre pai
Lhe sangrava o coração.

Tinha dinheiro, amigos
Nada porém lhe faltava
Era feliz afinal
Tinha tudo o que desejava.

Mas o tempo foi passando
E o dinheiro se acabou
Os amigos afastaram-se
Pobre e só, por fim ficou.

Que miserável aspecto
Toda a gente o desprezava
Pedia pão e trabalho
Mas em vão ninguém lho dava.
Até que alguém por caridade
Lhe deu porcos a guardar
Com os quais comia bolotas
Para a fome mitigar.

Já bastante arrependido
E farto de tanto penar
Com que saudades recordava
O lar que quis abandonar.

Ser como um servo do pai
Oh, quão bom isso seria
Voltarei, porque hesitar?
Se ele disse que perdoaria?

E lá foi como um farrapo
A contar com o perdão
De um pai que o esperava
Cheio de anseio no coração.

Pai, contra o céu e contra ti
Fui um grande pecador
De ser chamado teu filho
Já não sou merecedor

Toda a casa estava em festa
Toda a gente se alegrava
Excepto o filho mais velho
Que com tal já não concordava.

Alegra-te também meu filho,
Ninguém te tira o que é teu
Mas lembra-te que teu irmão
Estava morto e reviveu.

Houve alegria na terra
Cantaram anjos no céu.
Por se ter salvo do mundo
Um filho que se arrependeu.

Oh, que certeza feliz,
Oh, que bênção tal, sem par
O pai do céu perdoa e diz:
Vem meu filho, volta ao lar.

CECÍLIA LOBATO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?