H U M I L D A D E


A  HUMILDADE  NÃO  PODE  NOS  IMPEDIR DE FRUTIFICAR

Podemos tirar  várias lições do capítulo 21 de Mateus que nos relata que Jesus entrou em Jerusalém como um rei humilde, disposto a sofrer e ser rejeitado pelos homens. Ele não veio para ficar num palácio, mas para fazer a vontade do Pai: Morrer  na cruz para salvar os pecadores. Além disso, antes de entrar em Jerusalém, Ele enviou seus discípulos à aldeia e lhes orientou a desatar e trazer uma jumentinha e um jumentinho que estavam presos. Ele não escolheu um cavalo nem uma mula, mas uma jumenta, um animal desprezível. O Senhor também disse a seus discípulos que, caso alguém lhes perguntasse alguma coisa, eles deveriam simplesmente responder: O Senhor precisa deles. Tudo nos indica que não devemos nos importar com o que os outros pensam de nós e se nos desprezam, pois o que anelamos é estar preparados para ser úteis ao Senhor e cumprir Sua vontade. Ele escolheu as coisas humildes e as desprezadas a fim de usá-las para fazer Sua vontade. O Senhor de fato escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias e as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
Quando chegou a Jerusalém, Ele expulsou do templo todos os que vendiam e compravam, mas os cegos e coxos Ele curou. O Senhor também não recebeu louvor dos principais sacerdotes e escribas, mesmo sendo eles conhecedores das Escrituras e tendo presenciado as maravilhas que Jesus realizava; foi da boca dos pequeninos que saiu o perfeito louvor.
O Senhor, mesmo sendo Rei, não pernoitava na grande Jerusalém, mas na humilde Betânia. Em Jerusalém havia o majestoso templo, porém não havia os verdadeiros adoradores que o Pai procura; antes, a casa de Deus havia sido transformada num covil de  salteadores. Os líderes religiosos existentes estavam cheios de ódio a ponto de rejeitar o Rei. Betânia, todavia, era um lugar simples onde Ele era bem recebido por pessoas que O amavam.
Após ter pernoitado em Betânia, ao voltar cedo para Jerusalém, Jesus teve fome. Ao ver uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e por não ter achado frutos, senão somente folhas, amaldiçoou a árvore. Esse episódio é de grande advertência para nós, pois mostra que o Senhor não está buscando apenas árvores que tenham folhas, ou seja, o Senhor não importa com a aparência e beleza. Ele procura árvores que dêem frutos.  
Podemos analisar a situação dos nossos lares, e como temos os apresentado  a Deus; Ele não está preocupado em buscar casas que são belas e admiradas por homens, mas lugares simples onde Sua presença por meio de Sua Palavra e Espírito possa reinar. Para que isso aconteça, o Senhor precisa eliminar e expulsar todas as coisas, objetos e programas que contaminam nosso lar, para que nossa casa se transforme num lugar de oração a fim de receber as pessoas que necessitam da salvação.
O Senhor procura homens e mulheres que estão dispostos a louvá-Lo por Sua salvação e amá-Lo; que queiram produzir frutos, pregando o Evangelho do reino, que sejam fiéis em alimentar espiritualmente o próximo; que possam abrir suas casas para receber o humilde Rei e estar pronto a renunciar suas próprias vontades para agradar ao Pai.
Pr. Gladston Calais
F: Árvore da vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?