OS DOIS CAMINHOS

 MATEUS  7 . 13 - 14

Certa vez um homem, um bom pai, adoecera gravemente. Então mandou chamar seus dois filhos que ainda eram pequenos à beira de sua cama, e disse-lhes:
-Meus filhos, já estou vendo a Cidade Eterna, para onde vou. Segui-me até lá. Tenham cuidado em tomar o caminho certo. Só há um caminho. Não erreis. Eu desejo encontrar vocês lá algum dia!
Dizendo-lhes o último adeus, os deixou.
Os dois meninos sairam a procurar o caminho que levava à Cidade Eterna. Andaram, durante muito tempo por um só caminho que se prolongava cada vez mais. Finalmente, chegaram em uma bifurcação onde um dos caminhos era estreito e conduzia à uma montanha e o outro que continuava pela planície era bem largo.
O irmão mais velho questionou:
- Qual será o caminho certo?
Então uma voz meiga e suave disse:
''- Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem.''
Já iam tomar o caminho da montanha, quando um guarda lhes chamou a atenção dizendo:
''- Ali haverá estrada e caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por êle. Não podereis seguir tal caminho se os seus pecados não forem lavados.''
E erguendo uma cruz disse:
''- É necessário, também, que leveis também esta cruz.''
O mais velho olhou para o caminho que se dava para as planícies, muita gente, muita festa e alegria. Pareceu-lhe um caminho muito fácil, sem montes para subir nem cruz para carregar.
- Prefiro este caminho! Disse o mais velho.
- Mas nosso pai nos disse que só havia um caminho para a Cidade Eterna! Alegou o mais novo.
- O que será de você se tomar o caminho errado, meu irmão? Vamos seguir a orientação do guarda.
Outra vez ouviram a voz manssa e suave dizendo:
''- Eu sou o caminho...ninguém vem ao Pai, senão por mim.''
Havia uma grande multidão que seguia  o caminho da planície e o mais velho decidiu seguir por ele.
O mais novo confiou no guarda. Creu no que ele disse e deixou que seus pecados fôssem lavados. Tomou a cruz que lhe foi oferecida, e partiu subindo o caminho da montanha. Era um caminho de difíciu acesso. Foi subindo pouco a pouco. Nele havia enfermos para tratar, tristes para confortar, abatidos para encorajar. Mas quando seu amor ao abatido, seu fardo ficou mais leve, o caminho mais brilhante. Olhou para trás e viu que no caminho trilhado cresciam flores. Quando se achava desanimado alguém estava por perto para abençoá-lo e ajudá-lo. Quando estava em dúvida a respeito do caminho que devia seguir era orientado claramente. Fontes brotavam nos lugares desertos por onde passava,de modo que deixou um caminho mais fácil para outros.
Anos se passaram e o irmão mais novo chegou ao fim da sua jornada. Era a hora do pôr do sol quando chegou à porta da Cidade Eterna. Então pôde ouvir uma solene música, como ouvido nenhum jamais ouviu, e de novo aquela voz mansa e suave disse:
''-Bem está servo bom e fiel,entra para o gôzo do teu Senhor.''
___________________________________________________________________________________

A ilustração acima nos mostra que para o homem existem dois caminhos a seguir.
Um leva o homem a salvação eterna com Jesus Cristo e o outro à condenação eterna com satanás e seus anjos.
O caminho estreito que leva o homem a Deus, é um caminho difícil de trilhar, e por isso que poucos decidem
caminhar por ele. É um caminho de santidade e retidão. Enquanto o caminho largo, que muitos escolhem, leva o homem à condenação, oferece muitos atrativos, uma falsa liberdade, prazeres carnais e muito mais.
O Espírito Santo, representado pelo guarda, está sempre nos orientando pelo caminho estreito nos mostrando o que devemos fazer, enquanto que no outro caminho, se pode fazer tudo o que quiser, basta ter disposição.
Servir a Cristo não é fácil. Por isso que é comparado com o caminho estreito.Vem as lutas, os problemas, mas continuamos caminhar com passos firmes às promessas de Jesus.
Existe um ditado que diz que todos os caminhos levam à Deus. Mas existe algo poderoso vindo de Jesus: '' EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA ...'' Ele não disse que era um dos caminhos, mas disse que é o caminho. Quer saber sobre o Caminho Estreito, comece a caminhar por ele que JESUS vai te encontrar.

Pr. Gladston Calais
  Ministério F P N
    Ipatinga - MG

Twitter : @GladstonCalais
Facebook : Gladston Calais

Comentários

Postar um comentário

As regras dos comentários são as seguintes:
- Serão rejeitados textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados, a critério do administrador do blog.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia do autor Finis Jennings Dake

FICA SENHOR COMIGO

REI DAVI ERA BASTARDO? QUEM ERA SUA MÃE?